Você sabe a diferença de osteoporose e osteopenia?

Basicamente a diferença entre elas é que a osteoporose é uma doença onde ocorre perda de massa óssea, tornando-os cada vez mais frágeis, ocos, finos e extremamente sensíveis, aumentando então o risco de fratura. Já a osteopenia ainda não é uma doença, indica apenas a redução da massa óssea, que quando não tratada, pode se agravar, levando a osteoporose. Geralmente, a osteopenia antecede a osteoporose.

Por se tratar de uma doença relacionada aos ossos, muitas pessoas acreditam que a osteoporose deve ser uma preocupação apenas dos idosos. Porém, os cuidados devem começar cedo e perdurar por toda a vida, pois os riscos de desenvolver a doença podem ser consideravelmente reduzidos e os hábitos são determinantes para isso.

Para cuidar da saúde dos ossos, é fundamental manter o acompanhamento médico regular, assim é possível diagnosticar possíveis alterações desde seu início, permitindo um tratamento adequado e mais qualidade de vida. Lembrando sempre do trio essencial para manutenção dos nossos ossos saudáveis: cálcio, vitamina D e exercícios físicos.

Consulte sempre um especialista!

Leave a Comment